Tipo

Projeto residencial

Localização

Tanzânia, África

Área

500m2

Ano

2020

African House

A residência Jorejick fornece diferentes tipos de espaços, para promover o uso adaptado ao cotidiano da família e seus costumes. Cercada por paredes de tijolos feitos da terra do próprio terreno, com um eixo de circulação ligando a sala de estar e cozinha, existe um grande pátio central de acesso aos dormitórios. Tal pátio fornece insolação e ventilação para todos os ambientes, além ser uma área de convivência e encontro da família, proporcionando um local para a cozinha aberta.

A planta da casa principal, tem o formato circular para remeter a história das primeiras cabanas. Tal formato proporciona o encontro entre seus usuários, unindo a família em sua nova casa. A cobertura em telha metálica e com inclinação para a área central, recolhe as águas pluviais e abastece a cisterna. Está localizada entre a casa e a latrina, pois assim com um sistema de bombeamento mecânico pode retornar água limpa para a cozinha, chuveiros e banheiros.

A latrina se encontra na cota mais baixa do terreno. O sistema de saneamento não usa água, mas uma mistura de materiais secos visando a compostagem, transformando os dejetos em adubo. Tal processo elimina bactérias causadores de doenças presentes nas fezes e o mal cheiro. A urina e as águas cinzas, são usadas para irrigar um círculo de bananeiras, que absorvem os nutrientes destes líquidos.

Arquitetura

Luis Canepa Arquitetos e André Ávila Arquitetura

Anterior
Anterior

Casa Granja Viana I