Tipo

Reforma residencial

Localização

Pinheiros, São Paulo

Área

123m2

Ano

2023

Apartamento Conego

Originalmente composto por três quartos e dois banheiros, cozinha separada da sala e por ser um apartamento de primeiro andar possuía uma área externa que acomodava área de serviços e quarto de serviços além de uma área descoberta.

A antiga área externa, que acomodava a lavanderia, foi fechada com portas de vidro de correr para acomodar a cozinha. A bancada de trabalho está posicionada junto às portas de correr, permitindo a abertura para integrar a cozinha ao terraço, utilizando tanto a bancada da cozinha quanto a do terraço. No terraço descoberto, foi projetado um pergolado em serralheria, espaçado para proporcionar privacidade sem bloquear a luz natural.

As paredes que separavam a antiga cozinha foram demolidas, criando um espaço aberto em forma de "L" entre a sala de estar e a cozinha. O lavabo foi integrado discretamente na marcenaria da cozinha. Uma parede curva suaviza a transição entre os ambientes e oferece mais visões para a parede verde do terraço.

O piso de taco de peroba foi restaurado em todo o apartamento. Para a área da cozinha e da sala de jantar, foi utilizado o mesmo tipo de madeira para criar uma integração harmoniosa dos espaços. O forro da cozinha e da sala de jantar foi feito em madeira Tauari, com um pé-direito mais baixo e acolhedor. Na sala de estar, buscando um contraste entre acabamentos refinados e um toque rústico, a laje foi deixada com concreto aparente e pé-direito mais alto.

Arquitetura

Luis Canepa Arquitetos e Lucila Dib

Fotografia

Guilherme Pucci

Publicações

Archdaily (Link)

Próximo
Próximo

Apartamento Moema I